Lilypie Next Birthday Ticker
Daisypath Anniversary Years Ticker

domingo, agosto 06, 2006

Fibromialgia

Síndrome de Fibromialgia é o termo médico que define uma condição clínica complexa de causa desconhecida e que é caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada acompanhada de um cansaço extremo, perturbações do sono, perturbações cognitivas, entre outros sintomas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Fibromialgia não é uma doença nova embora só nos últimos 20 anos tivesse este enorme desenvolvimento.A associação de pontos dolorosos com ‘reumatismo’ foi referida por Balfour (Inglaterra) em 1824 que descreveu pacientes com pontos musculares hipersensíveis à palpação e passíveis de desencadear dor irradiada.

Historicamente a Fibromialgia tem sido apresentada sob vários nomes ao longo dos anos: Fibrosite (1904), Miofibrosite (1929), Síndrome Fibrosítica (1952), Síndrome Fibromiálgica, entre outros; tendo sido adoptado o nome de Fibromialgia apartir de 1981.

Esta foi classificada pela Organização Mundial de Saúde em 1990 com o código M79.0, tendo sido reconhecida em 1992 como uma doença reumática.

As queixas da Fibromialgia podem ser ligeiras ou graves, definindo assim um espectro funcional que vai do mero incómodo até à incapacidade para manter um emprego remunerado, as actividades domésticas ou mesmo para desfrutar o convívio com a família e com os amigos, o que torna a doença heterogénea nas suas manifestações.

Actualmente sabe-se que a Fibromialgia é uma forma de reumatismo associada a uma maior sensibilidade do indivíduo perante um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo facto da fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos não envolvendo no entanto as articulações tal como acontece com a Artrite Reumatóide e a Osteoartrite. Apesar da Fibromialgia poder apresentar-se de uma forma extremamente dolorosa e incapacitante, ela não causa deformação.

A Fibromialgia é uma doença comum que atinge homens, mulheres e crianças de todas as etnias e grupos sócio-económicos. Estima-se que sofram de FM entre 2% a 5% da população adulta, dependendo dos países. Da população atingida, entre 80% a 90% serão mulheres entre os 20 e os 50 anos.

Os sintomas principais na Fibromialgia são:
Dor
Fadiga
Distúrbios do sono
Rigidez
Perturbações cognitivas
Perturbações gastrointestinais
Dores de cabeça
Hipersensibilidade química


Artigo Completo

Alguém próximo de mim tem e decidi pesquisar algo sobre. Pode ser que ajude alguém com estes sintomas.

2 comentários:

Catia Soares disse...

Lembro-me de ter já teres falado qq coisa disto, acho que foi na Intervir! ;)

Mas vale sempre a pena relembrar estas informações! E é sempre uma grande ajuda!

Beijo grande! Voltei! ;;;)


,D ZAROLHA COMO SEMPRE!!

OlgaMourato disse...

oh zarolha isso é outra coisa é:Ataxia de Friedrich, diferente desta...

Zarolha kida voltast :D LOL