Lilypie Next Birthday Ticker
Daisypath Anniversary Years Ticker

sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta-Feira, 13

Sabes o que é "triscaidecafobia"? É o medo das sextas-feiras 13. Diz-se que dá azar, mas não passa de superstição!
Supers... quê? Bem, significa que, por causa do medo exagerado de alguma coisa, as pessoas passam a acreditar que, se fizerem isto ou aquilo, nada de mal lhes acontecerá.
E cada vez que o calendário marca sexta-feira 13, não sentes arrepios? Muitas pessoas recusam-se a sair de casa nesse dia e a fazer seja o que for! Tudo para evitar o azar previsto deste dia...
Com tantos dias existentes no ano, por que logo a sexta-feira 13 foi eleita como data que atrai azar? Existem várias explicações:
- Na mitologia dos vikings existem duas lendas sobre o assunto.
- Para os nórdicos, sexta-feira era o dia de Friga, a deusa do amor.Diz a lenda, que um dia ela resolveu vingar-se dos cristãos que tentaram acabar com a religião antiga dos países nórdicos.
Reuniu 11 bruxas e o demónio para amaldiçoar todos os católicos que viam pela frente. O grupo, formado por 13 pessoas, dizem, aterroriza os cristãos da Europa do norte desde o século VIII (principalmente à sexta-feira 13).
- Diz-se que Odin, o chefe dos deuses, estabeleceu o seu reino no norte da Europa. Para o administrar, fazer rituais religiosos e adivinhar o futuro, Odin escolheu 12 sábios e reuniu-os num banquete em Valhalla, a morada dos deuses nórdicos.
Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano.
Uma história que conhecemos melhor diz que na Última Ceia, os doze apóstolos jantaram com Jesus à mesa. Judas - o traidor - estava entre eles, assim o total era de 13 pessoas.
Também aí o final foi infeliz: Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte.
É daqui que vem a superstição de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa, e que a sexta-feira 13 era um dia de azar.
Na antiga numeração hebraica (dos judeus), os números eram representados por letras. A letra que indicava o número 13 era a mesma usada para a palavra morte. O mesmo acontece nas cartas do tarot. Que sinistro!
O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres.

Fonte

1 comentário:

Marco Aurélio disse...

Já expliquei em outra postagem que não existe mística com os números. O número 13 é tido como sinal de infortúnio e as vezes como sinal de bom agouro. Como símbolo de desgraça, acredito que tenha explicação na última ceia de Cristo, já que eram 13 eram os convivas, e que Jesus tenha morrido numa sexta-feira.

Um abraço

Marco Aurélio